Resultados

RESULTADOS 2022

2022

Com uma atuação atenta a quem mais precisa e apoiando causas fundamentais para uma sociedade mais diversa, inclusiva, sustentável e com menos desigualdades, 2022 foi um ano em que o Instituto Band fortaleceu e ampliou suas parcerias com organizações sociais e culturais, e a Band, por meio de campanhas de doação em conjunto com outras instituições sociais, assumiu um protagonismo no enfrentamento a situações de calamidade pública.

Em conformidade com as discussões globais sobre ESG, em 2022 o Instituto também iniciou um trabalho voltado para as práticas internas de sustentabilidade, com a Gestão de Resíduos.

INSTITUTO BANDEIRANTES

Mídia, Parcerias e ESG

PARCERIA

O ano de 2022 foi muito importante para fortalecer antigas parcerias e propiciar novo relacionamentos institucionais com organizações voltadas para a inclusão de pessoas com deficiência (Instituto Olga Kos e Instituto Serendipidade), Cultura (Associação dos Produtores Teatrais Independentes de São Paulo), enfrentamento às desigualdades (Instituto Gerando Falcões), defesa dos direitos das crianças (UNICEF) e combate à violência contra a mulher (Caixa Econômica Federal).

Os projetos e ações das organizações apoiadas foram pauta para uma dezena de reportagens nos programas jornalísticos da TV aberta, Rádio Bandeirantes, Rádio BandNews FM, Jornal Impresso e digital. Considerando as matérias publicadas nos perfis de rede social do jornalismo, especificamente no Instagram, foi possível verificar o alcance e engajamento do conteúdo veiculado. Neste caso, em cada publicação foram alcanças uma média de 15.698 contas e 340 de engajamento

Deve ser feito um destaque para a parceria com o Museu do Ipiranga. Em setembro de 2022 foi encerrado convênio de cooperação entre o Instituto Bandeirantes e o Museu Paulista – Museu do Ipiranga. No transcorrer desta ação de cooperação, foram produzidas matérias e reportagens, além de episódios especiais veiculados nas diferentes mídias e plataformas da Band, resultando em mais de 40 horas de conteúdo, abordando cada etapa e processo envolvido na reforma e restauração do Museu e suas obras.

CESSÃO DE MÍDIA

O IB acompanha e operacionaliza as doações em espaço de mídia para organizações sem fins lucrativos programa. Desde 2015 já foram doados mais de R$ 80 milhões. Em 2022 o valor foi de R$6.749.307,53..

Foram 33 organizações apoiadas nesta ação. As áreas prioritárias de atuação das instituições foram: cultura, assistência social, saúde, pessoa com deficiência, criança e adolescentes. Referente aos veículos de comunicação da Band, 89,3% dos valores doados foram em espaços de mídia da TV aberta, seguido por 10,6% nas rádios e 0,1% na TV fechada.

Sustentabilidade Corporativa

Para contribuir com os esforços globais na busca de um desenvolvimento sustentável, o Instituto Bandeirantes voltou sua atenção para as práticas e operações internas da Band. Considerando as pautas ESG (práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização) e as temáticas de sustentabilidade ambiental presentes em relatórios internacionais, definiu-se por iniciar esta jornada com a Gestão de Resíduos. No ‘Primeiro Relatório de Sustentabilidade – Levantamento de Gestão de Resíduos’ foi apresentado o processo e tipos de resíduos gerados na Band e foi possível ter uma primeira linha de base para analisar os resultados dos anos seguintes. Considerando apenas os resíduos não perigosos recicláveis, em 2022 a sede da Rede Bandeirantes de Rádio e Televisão em São Paulo gerou 11.891 kg de resíduos, evitando que mais de 78 árvores fossem cortadas e mais de 1.700 Kg de novos materiais fossem criados. Ao final do relatório foram propostas algumas ações para ampliação destes resultados em 2023.

Conteúdo

Jornalismo e entretenimento

Band Jornalismo

Com os desastres provocados por chuvas e enchentes no sul da Bahia no final de 2021 e início de 2022, foi lançada a Campanha ‘Band, CUFA e FNA abraçam a Bahia’, com o objetivo de arrecadar doações para levar Cestas básicas e itens de higiene à população afetada por esta catástrofe. Esta ação acabou sendo estendida para outros estados brasileiros que também enfrentaram situações de calamidade, tornando-se ‘Band, CUFA e FNA abraçam os Estados’.

Já em maio de 2022 foi lançada a " Campanha de Inverno 2022” em parceria com Exército da Salvação para arrecadar roupas, agasalhos e cobertores a serem distribuídos durante as baixas temperaturas, em várias cidades brasileiras, para pessoas em situação de vulnerabilidade.

Amigos Do Bem

No dia 24 de dezembro de 2022, a Band TV seguindo com seu histórico de ações de solidariedade apresentou o ‘Feliz Natal na Band’, que prol da Ong Amigos do Bem.