As ações realizadas pela Rede Bandeirantes em 2023, reafirmam essa atuação atenta a quem mais precisa e apoiando causas fundamentais para uma sociedade mais diversa, inclusiva, sustentável e com menos desigualdades.
Nos últimos anos o Instituto Bandeirantes tem se dedicado a apoiar e estabelecer parcerias com organizações sociais e culturais comprometidas com o desenvolvimento social e cultural dos brasileiros, dando visibilidade e divulgando seus projetos por meio da cessão de espaços de mídia e do impulsionamento de pautas para o desenvolvimento de reportagens na TV, rádios e mídias digitais.
E em conformidade com as discussões globais de sustentabilidade corporativa, em 2022 foi iniciado um trabalho voltado para a Gestão de Resíduos. Esta agenda teve continuidade no ano de 2023, agregando mais dados que pudessem contribuir para as práticas internas ambientalmente corretas. Neste período também se voltou a atenção para os fatores de emissão de gás carbônico (CO2), realizando o registro do consumo de energia elétrica de dois sites da Band na capital paulista.
As parcerias do Instituto Band têm como objetivo apoiar na divulgação e veiculação das ações desenvolvidas pelas organizações parceiras junto aos canais e emissoras da Band, considerando tanto Cessão de Mídia (cujos dados estão no item anterior), como a articulação de pautas com o jornalismo e outros programas.
Neste ano, além de consolidar algumas parcerias como Olga Kos, Serendipidade e Gerando Falcões, com os quais já se tem um relacionamento, outras organizações passaram a integrar este grupo, como o Núcleo de Capacitação Artística (NCA), Lar Sírio Pro Infância, Instituto do Câncer Infantil e Instituto Somos.
Considerando dados de 2022, observou-se um aumento significativo de matérias com os parceiros do Instituto Band em 2023. Foram produzidas, aproximadamente, três vezes mais reportagens.
Por ter o incentivo à educação como um de seus pilares e com o propósito de dar continuidade a este legado, o Instituto Band estabeleceu a parceria com o Instituto Somos, para apoiar a 25ª edição do Prêmio Educador Nota 10.
A parceria teve início em julho de 2023, durante a prorrogação do processo de inscrições e contou com uma importante cobertura do Programa Melhor da Noite, que anunciou em primeira mão os 9 vencedores por categoria, realizou entrevistas sobre os projetos, além de estar presente na cerimônia de premiação do ganhador do Prêmio Educador Nota 10. Além dessa exclusiva, foram realizadas matérias no Bora Brasil, Jornal da Band, BandNews TV e na Rádio Bandeirantes e Rádio BandNews FM.
Cessão de Mídia é prática de Responsabilidade Social de todas as praças da Rede Bandeirantes de Rádio e Televisão.
O Instituto Band faz o acompanhamento da ação de cessão de mídia desde 2015. Ao longo deste período, foram doados R$ 91.616.561,03 em espaço de mídia para organizações sem fins lucrativos em todos os veículos e praças.
Em 2023 as doações aumentaram 60% em relação ao ano anterior, totalizando R$ 10.972.093,36 considerando um desconto de 90% sobre o valor da tabela de preço comercial. Também foi observado um crescimento (90%) no número de organizações participando deste programa: saltando de 33 organizações, para 63 entidades atendidas, sendo suas áreas de atuação concentradas em:Cultural, Assistência Social, Inclusão e atendimento de pessoas com deficiência, Crianças e Adolescentes, Saúde, Poder Público e Educação.
Estes dados respaldam as práticas exercidas pelo Instituto Bandeirantes, não só de apoio e respeito aos Direitos Humanos, mas também de promoção e proteção de tais garantias, ao considerar a grande difusão e visibilidade oferecida pelos veículos do Grupo Bandeirantes de Comunicação às campanhas das entidades, o trabalho por elas desenvolvidos e as causas pelas quais advogam. Destaca-se, ainda, o próprio fortalecimento das pautas e projetos desenvolvidos advindos deste processo de divulgação, ao favorecer o recebimento de doações e ações de captação de recursos para manutenção das atividades.
Gestão de Resíduos
Buscando contribuir com os esforços globais na busca de um desenvolvimento sustentável, o Instituto Bandeirantes tem acompanhado o processo de gestão de resíduos e do consumo de energia elétrica e sua relação com a emissão de gás carbônico na capital paulista.
Para 2023 era esperado um aumento geral na geração de resíduos, pois no início de 2022 a empresa manteve um revezamento entre seus colaboradores em função da pandemia de Covid-19, o que de fato foi observado tanto nos resíduos de caráter doméstico, como dos dados coletados dos resíduos reciclaveis (plástico, papel, sucata metálica, vidro).
Especificamente sobre o correto descarte e encaminhamento ambientalmente adequado dos resíduos recicláveis, que são processados e transformados em insumos por empresas terceirizadas contratadas, a coleta seletiva dos colaboradores da Band resultou em uma economia de recursos naturais, de aproximadamente 135 árvores que deixaram de ser cortadas e 2170 Kg de resíduos plásticos que produziram novos produtos.
Emissão de Gás Carbônico (CO2) – Energia Elétrica
Em 2021, o Grupo Bandeirantes começou uma mudança de mercado no qual é negociada a energia elétrica utilizada em suas unidades, ingressando no Mercado Livre de Energia e tendo a energia elétrica consumida proveniente de biomassa, reconhecida como uma fonte neutra em CO2. Neste processo é atribuído à Band certificados I-REC, de reconhecimento internacional, confirmando que a energia utilizada é gerada a partir de fontes renováveis.
Até o fim de 2023 essa mudança foi efetivada nas instalações da capital paulista. E possibilitou que 1.212,35t de CO2 deixassem de liberados na atmosfera, e para os quais teriam sido necessárias 8.656 árvores para neutralizar essa emissão.
No dia 21 de agosto, na estreia do programa Melhor da Noite na programação da Band, foi lançada a campanha “Doe órgãos doe vida”, buscando conscientizar a população para doação de órgãos e tecidos. A própria Ministra da Saúde anunciou o apoio do Governo Federal à campanha da Band durante o programa.
A campanha mobilizou todos os veículos do Grupo Bandeirantes de Comunicação, suas 46 afiliadas emissoras de TV aberta e as 160 emissoras de rádio do Brasil, assim como os canais por assinatura, que realizaram reportagens especiais ouvindo especialistas e personagens que passaram por este procedimento.