O Grupo Bandeirantes lançou uma campanha de conscientização para a doação de órgãos e tecidos no dia 21/08/2023, durante a estreia do programa ‘Melhor da Noite’.
A campanha “Doe órgãos, doe Vida” vai mobilizar todos os veículos do Grupo Bandeirantes de Comunicação. As 46 afiliadas da TV aberta e as 160 emissoras que formam a maior rede de rádio do Brasil, assim como os canais por assinatura, irão realizar reportagens especiais ouvindo especialistas e personagens que passaram por cirurgias deste tipo, além de mostrar exemplos de países onde o programa de transplantes é um sucesso.
“A Band tradicionalmente abraça causas importantes, como foi a questão da fome, do agasalho e da arrecadação de donativos em grandes tragédias no Brasil. Apoiar a doação de órgãos, que é levar esperança, vida, para milhares de pessoas que estão aguardando em uma fila no SUS, assim como o Fausto, é uma missão nossa e vamos trabalhar para poder conscientizar as pessoas cada vez mais”, avalia Rodolfo Schneider, diretor de Conteúdo do Grupo Bandeirantes de Comunicação.
Segundo dados do Ministério da Saúde, são milhares de pacientes na fila de espera por um transplante. Cada vez que uma família autoriza o procedimento, faz com que uma ou várias vidas continuem. Para ser um doador é preciso da autorização da família, por isso a importância do diálogo. Ainda assim, a doação só é possível a partir da morte cerebral de outra pessoa e dependerá ainda de fatores como peso, altura e tipo sanguíneo.
Em função de todos esses processos que a ministra da Saúde, Nísia Trindade, ressalta: “Essa campanha que a Band está iniciando é muito importante e conta com todo o apoio do Ministério da Saúde. Nossa intenção é sensibilizar a sociedade para esse tema”.